terça-feira, 25 de março de 2008

QUEDA DE CABELOS( FINASTERIDA/MINOXIDIL)

A queda é uma realidade presente para a maioria de nós homens, ou seja eu também me enquadro neste processo doloroso , não físico ,mas mental, sim sabemos q estamos envelhecendo que nosso metabolismo nao é mais o mesmo, parar isto ainda nao há como ,mas podemos pelo menos retardar este horrrivelll acontecimento, FINASTERIDA/MINOXIDIL; Não sou médico entao nao posso recomendar nem o uso de um ,muito menos o do outro mas posso falar o q cada um dele faz em nossos organismos e assim você ,poderá falar com o seu dermatologista sem ser um completo leigo no assunto:

Finasterida 1 mg (Propecia)

E' o principal fármaco sobre o qual se baseia a terapia para a calvície comum (Alopecia androgenética).
Como funciona? Quais são os efeitos colaterais? Existem riscos reais para quem assume finasterida?

Resultados clínicos:
crescimento moderado ou denso de cabelos em 48% dos pacientes após um ano de tratamento (7% placebo) e em 66% dos pacientes após 2 anos de tratamento (7% placebo).138 novos cabelos contados por polegadas após 2 anos de tratamento.

Efeitos colaterais:
Leve diminuição do desejo sexual, diminuição do esperma ejaculado em menos de 2% dos casos.
Finasterida 1 mg (Propecia)O uso de 1 mg de finasterida em doses diárias é hoje a terapia mais famosa a nível mundial para o tratamento da calvície comum; sendo finasterida a primeira substância registrada no mundo para a terapia contra a alopecia androgenética.A administração oral de finasterida, un 4-azasteróide, inibe a enzima 5-alfa redutase que, não podendo se unir à testosterona ,presente nos folículos pilosos,termina por impedir a formação de DHT(dihidrotestosterona), nocivo para os bulbos pilosos e para o cabelo. A FDA norte-americana (Food and Drug Administration) aprovou o uso de 1 mg diário de finasterida para o tratamento da calvície androgenética. Dosagens inferiores resultaram com freqüência ineficazes; enquanto dosagens superiores podem ser nocivas ao organismo causando um hiperandrogenismo, devido à não-conversão da testosterona em DHT.
Sendo um fármaco muito seguro e com um percentual muito baixo de efeitos colaterais, os quais são imediatamente reversíveis com a suspensão da terapia;

Pessoal este medicamento é somente para uso dos HOMENS .

Minoxidil

O minoxidil é um modificador biológico que age revertendo o processo de miniaturização do pêlo na AAG ao normalizar o ciclo do folículo, prolongando a fase anágena ou de crescimento. Seu agente ativo, substância responsável pela estimulação do folículo piloso, é o sulfato de minoxidil (SM).

Este medicamento estimula os folículos em fase de miniaturização, ou seja, folículos de pequeno diâmetro, curtos (entre 0.5 e 2cm) e hipopigmentados. Além de estimular a vascularização do couro cabeludo permitindo uma melhor oxigenação da região, o minoxidil estimula a multiplicação das células da matrix ( raíz do pêlo ).

A solução de minoxidil é geralmente encontrada na concentração 2% a 5%. Um estudo recente controlado com placebo comparou as respostas terapêuticas de 352 homens com idade média de 36 anos, portadores de AAG grau III-V, a essas duas concentrações de solução de minoxidil. O crescimento do pêlo no grupo dos 5% foi mais rápido e mais forte.

Em outro trabalho, também controlado com placebo, foram avaliados os cabelos cortados da região frontoparietal em homens com AAG. Durante os dois anos de estudo, foram comparadas as respostas do placebo com o minoxidil 2% e 5%. Após 42 semanas a variação média no peso dos cabelos foi de 5%, 24% e 29%, respectivamente. Com 96 semanas, 14%, 15% e 19%. A diferença entre o grupo tratado e o que recebeu placebo se manteve constante em 34% para o minoxidil a 5% e 29% para o minoxidil a 2%. O maior aumento nos cabelos foi observado nas 20 primeiras semanas de tratamento.

Após esses estudos, padronizou-se o uso do minoxidil 5% para todos os pacientes duas vezes ao dia.
Recomenda-se passar 1ml do produto em cada aplicação, e sempre nos cabelos secos. É importante salientar que o produto deve ser passado no couro cabeludo, e não nos fios. Ele deve ser absorvido pelos poros para agir na raiz dos cabelos. O minoxidil não tem ação na haste dos fios.
Para se obter o efeito desejado, deve-se deixar a medicação agindo por pelo menos 4 horas. Por isso indicamos o uso à noite e pela manhã, logo ao acordar. Depois de 4 horas pode-se lavar os cabelos.

Mulheres com AAG padrão feminino também podem ser tratadas com minoxidil, mas respondem melhor ao minoxidil 5% do que ao 2%. Em 7% destas mulheres pode ocorrer hipertricose facial, ou seja, crescimento de pêlos mais grossos nesta região. É mais comum naquelas que já tinham uma certa quantidade de pêlos faciais, idade acima dos 50 anos ou com algum problema hormonal presente. Este problema é totalmente reversível. Primeiramente tenta-se a diminuição da concentração para 2%, e se com alguns meses de tentativa não ocorrer a diminuição destes pêlos, interrompe-se o uso da droga. Não se recomenda o uso em gestantes ou período de amamentação.

Os primeiros resultados do uso do minoxidil podem ser observados após aproximadamente 4 a 6 meses, sendo evidentes com 01 ano de tratamento. Observamos primeiramente uma redução na queda capilar, depois o processo de miniturazição se estabiliza, e por fim há um aumento do volume dos fios.
Alguns pacientes podem ter uma queda capilar temporária nas primeiras semanas do tratamento. Isto ocorre por que a droga induz um eflúvio telógeno ( queda dos fios ) para depois estimular o crescimento dos menos.
Seus efeitos colaterais são mínimos, mas podem ocorrer “irritações” no couro cabeludo (ressecamento, prurido e eritema) que tendem a desaparecer com a interrupção da droga ou após algum tempo de uso.
Quanto mais precoce o diagnóstico e o início do tratamento, melhores os resultados. Pois qualquer tratamento não cirúrgico para queda dos cabelos, vai agir nos folículos "vivos". Aquele folículo que já "morreu" não se recupera mais. Nenhum agente medicamentoso faz crescer cabelos em uma área totalmente sem cabelos. Só o transplante de cabelos consegue preencher este espaço vazio, retirando folículos da área doadora e recolocando-os na área calva.
É muito importante que o paciente saiba que o tratamento deve ser contínuo. Uma vez interrompida medicação, a calvície volta ao estado anterior ao tratamento em aproximadamente 4 a 6 meses.

A utilização de produtos que auxiliam e retardam os problemas da calvice sempre saõ benvindos ,entao vou add um produto o qual foi feito para limpeza profunda do couro e refrescancia total do mesmo, o conditioner da American Crew , um show de bola para nós homens do século XXI, visitem o site e deem uma olhada, www.americancrew.com.br , provem e depois me digam o q acharam!!!!